-Com base nos dados publicados em 2024, a Suzuki ocupa a segunda posição no ranking de fiabilidade da OCU entre 35 fabricantes de automóveis presentes no mercado europeu.
-Os híbridos a gasolina – tecnologia que a Suzuki utiliza em toda a sua gama de automóveis de passageiros – são o grupo de automóveis mais resistentes a avarias, com o Suzuki Ignis na segunda posição absoluta.
A Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) realiza a sua pesquisa anual de fiabilidade e satisfação com os automóveis. A Suzuki ocupa a segunda posição no ranking de fiabilidade elaborado pela OCU, somando um total de 93 pontos. A indústria automobilística japonesa mais uma vez se destaca neste aspeto, com quatro marcas japonesas nas quatro primeiras posições da lista e sete entre as dez primeiras.
Os híbridos a gasolina – tecnologia que a Suzuki utiliza em toda a sua gama de automóveis de passageiros – são o grupo de automóveis mais fiáveis, com 17 modelos que igualam ou ultrapassam os 95 pontos em fiabilidade e o Suzuki Ignis na segunda posição absoluta. Dos dez veículos mais fiáveis, seis são híbridos a gasolina. A Suzuki também se destacou na fiabilidade dos seus carros no mercado de usados, sendo o Suzuki S-Cross o carro usado a gasolina mais fiável.
Para 39% dos entrevistados, a fiabilidade de um veículo é o aspeto que mais determina a sua compra, inclusive acima do preço. A robustez e a fiabilidade são uma das grandes marcas da Suzuki, cujos modelos conquistaram a pulso a reputação de serem “indestrutíveis, e estão nas primeiras posições dos mais prestigiados inquéritos de fiabilidade e continuam a circular muitos anos depois de terem saído do concessionário. Cada automóvel da Suzuki é desenvolvido e fabricado pensando na sua durabilidade.
No inquérito de fiabilidade e satisfação das marcas de automóveis de 2024, a OCU perguntou a 29.873 automobilistas em 9 países europeus quais marcas e modelos que visitam menos a oficina. Todos indicaram o seu modelo de automóvel, as avarias sofridas desde a compra e o nível de satisfação com o veículo, disponibilizando informações sobre 276 modelos de automóveis. Para avaliar a fiabilidade, foi tido em conta não só o número de avarias, mas também a sua gravidade, a idade do automóvel e os quilómetros percorridos.