O e VITARA é o primeiro modelo elétrico estratégico da Suzuki, a nível global. Baseia-se no concept car “eVX”, que foi apresentado na Auto Expo na Índia em janeiro de 2023 e no Japan Mobility Show em outubro de 2023. Sob o conceito de “Emotional Versatile Cruiser”, o e VITARA apresenta um design que transmite força e tecnologia avançada, um sistema de propulsão elétrica que oferece uma experiência de condução ágil e enérgica, um sistema 4WD elétrico “ALLGRIP-e” que proporciona capacidade todo-o-terreno e um desempenho potente, e uma plataforma “HEARTECT-e” nova, desenvolvida especificamente para BEVs.
A filosofia de design “High-Tech & Adventure” do e VITARA combina a modernidade de um automóvel elétrico e a natureza robusta de um SUV, transmitindo um carácter aventureiro.
O exterior apresenta um design marcante, com pneus de grande diâmetro e uma longa distância entre eixos (2700 mm). O interior incorpora um ecrã integrado com equipamento avançado e um painel de instrumentos com uma consola central de aspeto robusto, que também reflete a filosofia “High-Tech & Adventure”.
Denominado eAxle, o sistema de propulsão elétrica do e VITARA integra o motor e o inversor, junto com as baterias de ferro-fosfato de lítio (49 ou 61 kWh de capacidade), concebidas para oferecer segurança e fiabilidade. Este sistema de propulsão proporciona uma aceleração ágil no arranque e uma resposta enérgica a qualquer velocidade.
A versão 4x2 oferece um sistema eAxle na sua versão de 106 kW de potência com a bateria de 49 kWh; e 128 kW com a bateria de 61 kWh de capacidade; ambos com 189 Nm de binário máximo. A versão 4x4 integra dois sistemas eAxle, um em cada eixo, com 128 kW de potência à frente e 48 kW à retaguarda, com uma potência combinada de 135 kW e um binário máximo combinado de 300 Nm.
O sistema de tração elétrica 4X4 “ALLGRIP-e” reúne toda a experiência da Suzuki em tecnologia de tração às quatro rodas, com dois eAxles independentes localizados nos eixos dianteiro e traseiro. Este sistema não só proporciona um desempenho potente, como também permite um controlo preciso e uma excelente capacidade de resposta. Além disso, inclui um modo Trail que permite uma saída suave de terrenos acidentados, aplicando os travões às rodas que perderam tração e distribuindo o binário à roda oposta, executando a função de um diferencial de deslizamento limitado.
O novo e VITARA utiliza a recém-desenvolvida plataforma “HEARTECT-e”, específica para veículos elétricos. Com uma estrutura leve e uma elevada proteção para os sistemas de alta voltagem, oferece um interior espaçoso e saliências curtas. A sua superfície principal elimina os elementos sob o piso para maximizar o espaço da bateria.
Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki, afirmou: “O e VITARA é o nosso primeiro modelo 100% elétrico, desenvolvido por tentativa e erro, para criar um automóvel elétrico fácil de utilizar pelos nossos clientes. Com o objetivo de alcançar uma sociedade neutra em termos de carbono, iremos oferecer uma ampla variedade de opções, incluindo veículos elétricos, híbridos e a GNC, adaptados a cada região. A introdução do e VITARA representa um marco importante para alcançar a neutralidade carbónica. Após o lançamento do e VITARA, continuaremos a expandir a nossa gama de modelos elétricos e a oferecer soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos”.
Capacidade de bateria |
49 kWh |
61 kWh |
|
Sistema de tração |
2WD |
2WD |
4WD |
DIMENSÕES |
|||
Comprimento |
4.275 mm |
||
Largura |
1.800 mm |
||
Altura |
1.635 mm |
||
Distância entre eixos |
2.700 mm |
||
Via dianteira |
1.540 mm |
||
Via traseira |
1.545 mm |
||
Raio de viragem |
5,2 m |
||
Altura livre ao solo |
180 mm |
||
Número de lugares |
5 |
||
MOTOR |
|||
Potência combinada |
106 kW |
128 kW |
135 kW |
Potência motor diant. |
106 kW |
128 kW |
128 kW |
Potência motor tras. |
|
|
48 kW |
Binário combinado |
189 Nm |
189 Nm |
300 Nm |
TRANSMISSÃO |
|||
Tipo |
Elétrica automática |
||
TRAVÕES |
|||
Dianteiros |
Discos ventilados |
||
Traseiros |
Discos ventilados |
||
PNEUS |
|||
Pneus |
225/55 R18 |
225/55 R18, 225/50 R19 |
|
PESO |
|||
Peso em vazio |
1.702 Kg |
1.760-1.799 Kg |
1.860-1.899 Kg |