Image
06/11/2024

A Suzuki apresenta o e VITARA, o primeiro modelo elétrico da marca, na Europa.

O e VITARA é o primeiro modelo elétrico estratégico da Suzuki, a nível global. Baseia-se no concept car “eVX”, que foi apresentado na Auto Expo na Índia em janeiro de 2023 e no Japan Mobility Show em outubro de 2023. Sob o conceito de “Emotional Versatile Cruiser”, o e VITARA apresenta um design que transmite força e tecnologia avançada, um sistema de propulsão elétrica que oferece uma experiência de condução ágil e enérgica, um sistema 4WD elétrico “ALLGRIP-e” que proporciona capacidade todo-o-terreno e um desempenho potente, e uma plataforma “HEARTECT-e” nova, desenvolvida especificamente para BEVs.

Um design com o estilo inovador de um automóvel elétrico e a potência de um SUV

A filosofia de design “High-Tech & Adventure” do e VITARA combina a modernidade de um automóvel elétrico e a natureza robusta de um SUV, transmitindo um carácter aventureiro.

O exterior apresenta um design marcante, com pneus de grande diâmetro e uma longa distância entre eixos (2700 mm). O interior incorpora um ecrã integrado com equipamento avançado e um painel de instrumentos com uma consola central de aspeto robusto, que também reflete a filosofia “High-Tech & Adventure”.

Sistema de propulsão elétrica com um eficiente eAxle e uma bateria de ferro-fosfato de lítio

Denominado eAxle, o sistema de propulsão elétrica do e VITARA integra o motor e o inversor, junto com as baterias de ferro-fosfato de lítio (49 ou 61 kWh de capacidade), concebidas para oferecer segurança e fiabilidade. Este sistema de propulsão proporciona uma aceleração ágil no arranque e uma resposta enérgica a qualquer velocidade.

 A versão 4x2 oferece um sistema eAxle na sua versão de 106 kW de potência com a bateria de 49 kWh; e 128 kW com a bateria de 61 kWh de capacidade; ambos com 189 Nm de binário máximo. A versão 4x4 integra dois sistemas eAxle, um em cada eixo, com 128 kW de potência à frente e 48 kW à retaguarda, com uma potência combinada de 135 kW e um binário máximo combinado de 300 Nm.

 Tração total elétrica ALLGRIP-e com dois eAxles independentes

O sistema de tração elétrica 4X4 “ALLGRIP-e” reúne toda a experiência da Suzuki em tecnologia de tração às quatro rodas, com dois eAxles independentes localizados nos eixos dianteiro e traseiro. Este sistema não só proporciona um desempenho potente, como também permite um controlo preciso e uma excelente capacidade de resposta. Além disso, inclui um modo Trail que permite uma saída suave de terrenos acidentados, aplicando os travões às rodas que perderam tração e distribuindo o binário à roda oposta, executando a função de um diferencial de deslizamento limitado.

 Plataforma “HEARTECT-e” de novo desenvolvimento, específica para veículos elétricos

O novo e VITARA utiliza a recém-desenvolvida plataforma “HEARTECT-e”, específica para veículos elétricos. Com uma estrutura leve e uma elevada proteção para os sistemas de alta voltagem, oferece um interior espaçoso e saliências curtas. A sua superfície principal elimina os elementos sob o piso para maximizar o espaço da bateria.

Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki, afirmou: “O e VITARA é o nosso primeiro modelo 100% elétrico, desenvolvido por tentativa e erro, para criar um automóvel elétrico fácil de utilizar pelos nossos clientes. Com o objetivo de alcançar uma sociedade neutra em termos de carbono, iremos oferecer uma ampla variedade de opções, incluindo veículos elétricos, híbridos e a GNC, adaptados a cada região. A introdução do e VITARA representa um marco importante para alcançar a neutralidade carbónica. Após o lançamento do e VITARA, continuaremos a expandir a nossa gama de modelos elétricos e a oferecer soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos”.

Ficha técnica

Capacidade de bateria

49 kWh

61 kWh

Sistema de tração

2WD

2WD

4WD

DIMENSÕES

Comprimento

4.275 mm

Largura

1.800 mm

Altura

1.635 mm

Distância entre eixos

2.700 mm

Via dianteira

1.540 mm

Via traseira

1.545 mm

Raio de viragem

5,2 m

Altura livre ao solo

180 mm

Número de lugares

5

MOTOR

Potência combinada

106 kW

128 kW

135 kW

Potência motor diant.

106 kW

128 kW

128 kW

Potência motor tras.

 

 

48 kW

Binário combinado

189 Nm

189 Nm

300 Nm

TRANSMISSÃO

Tipo

Elétrica automática

TRAVÕES

Dianteiros

Discos ventilados

Traseiros

Discos ventilados

PNEUS

Pneus

225/55 R18

225/55 R18, 225/50 R19

PESO

Peso em vazio

1.702 Kg

1.760-1.799 Kg

1.860-1.899 Kg

 

Image

GERIR OS MEUS COOKIES.

Usamos cookies, incluindo cookies de terceiros localizados em países cuja legislação não garante um nível adequado de proteção de dados, para recolher informações sobre como os visitantes utilizam as nossas páginas web. Ajudam-nos a fornecer a melhor experiência possível, melhorar continuamente os nossos sites e ir ao encontro de ofertas personalizadas de acordo com seus interesses. Ao clicar no botão "Aceitar tudo", esta a concordar com a utilização desses cookies. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, alterar as suas preferências e obter informações detalhadas sobre a nossa utilização de cookies clicando em "Mais informações, incluindo como rejeitar cookies.".

Pedido proposta Test drive Concessionários